Receba NotíciasHome
 

Informações Gerais - Serra da Capivara

Introdução

A criação do Parque Nacional Serra Capivara teve múltiplas motivações ligadas à preservação de um meio ambiente específico e de um dos mais importantes patrimônios culturais pré-históricos. As características que mais pesaram na decisão da criação do Parque Nacional são: culturais, ambientais e turísticas. Com paisagens de uma beleza natural surpreendente e pontos de observação privilegiados, possui importante potencial para o desenvolvimento de um turismo cultural e ecológico, constituindo uma alternativa de desenvolvimento para a região. O maior atrativo do Parque é a densidade e diversidade de sítios arqueológicos portadores de pinturas e gravuras rupestres pré-históricas. É um verdadeiro Parque Arqueológico com um patrimônio cultural de tal riqueza que determinou sua inclusão na Lista do Patrimônio Mundial pela UNESCO. Durante milênios as paredes dos sítios foram pintadas e gravadas por grupos humanos com diferentes características culturais que se refletem nas escolhas gráficas que aparecem nos sítios. O visitante pode hoje observar um produto gráfico final que foi realizado gradativamente e que pela sua narratividade evoca fatos da vida cotidiana e cerimonial da vida em épocas pré-históricas. A esse interesse antropológico se soma uma rara beleza e qualidade artística das obras que apesar de traços similares às pinturas pré-históricas das cavernas da França e da Espanha, abrigos sob-rocha da Austrália, apresenta um perfil típico, único na região do Nordeste do Brasil. A densidade dos sítios arqueológicos e paleontológicos permitiu o desenvolvimento de pesquisas constantes há três décadas, fornecendo informações sobre a origem do homem na região, a evolução climática e as transformações da paisagem nos últimos 100.000 anos.

Onde fica

No sudeste do estado do Piauí, região nordeste do Brasil, muito próximo dos municípios de São Raimundo Nonato e Coronel José Dias.

Dados Gerais

População estimada de São Raimundo Nonato: 34.109 hab.(fonte IBGE 2017)

Como Chegar

Voando para São Raimundo Nonato (Piauí) ou Petrolina (Pernambuco). Nosso transfer estará lhe aguardando para levá-lo para a Serra da Capivara.

Clima

O clima que reina atualmente na região do Parque Nacional se caracteriza por uma temperatura média anual elevada (28° C). O mês mais frio é junho, com temperatura média de 25°C, máxima de 35°C e mínima de 12°C. No sopé da Serra da Capivara as noites são mais frias, com mínimas próximas a 10°C. O início da estação das chuvas em outubro e novembro é o período mais quente do ano. A temperatura média é de 31°C, com máximas de 48°C e mínima de 22°C. A estação das chuvas estende-se, geralmente, de outubro até a metade de abril ou início de maio, mas a chuva pode chegar mais tarde ou terminar mais cedo. As chuvas são, em geral, de curta duração e extremamente localizadas.

Melhor Época

Em qualquer época do ano é possível visitar o Parque Nacional da Serra da Capivara. As paisagens da estação chuvosa (localmente denominada de "inverno") e seca (localmente denominada "verão") proporcionam experiências distintas das cores do ambiente e das adaptações da fauna e flora à vida na Caatinga. De janeiro a julho o clima é mais ameno e a vegetação apresenta folhas e flores, proporcionando um ambiente mais sombreado para caminhadas. Imediatamente após as chuvas, é possível observar quedas de água temporárias ao longo das escarpas da serra. Nos meses de maio e junho a vegetação adquire colorações vermelhas, amarelas e marrons, anunciado a perda das folhas. De agosto a novembro a maior parte da vegetação está sem as folhas, e é a época mais quente do ano.

As informações climáticas aqui apresentadas, são baseadas em informes científicos do clima predominante nesta região. Declaramos que não nos responsabilizamos por eventos climáticos desfavoráveis que venham a afetar as atividades de nossos programas.

Sobre alguns dos Passeios

Beleza Naturais
O Parque é formado por um conjunto de quatro Serras – Serra da Capivara, Serra Branca, Serra Talhada e Serra Vermelha – que apresentam diferentes ambientes e paisagens onde se pode contemplar os monumentos geológicos, a fauna e a flora da caatinga.

Sítios Arqueológicos
Do conjunto de 1.354 sítios arqueológicos cadastrados, 183 estão preparados para a visitação turística, sendo 17 deles acessíveis a pessoas com dificuldades de locomoção. Pela quantidade e variedade dos sítios, os roteiros de visitação devem ser estabelecidos com os condutores de turismo a partir do perfil do visitante e do seu tempo disponível. Há, no entanto, algumas sugestões de roteiros preestabelecidos.

Circuitos e Trilhas:

Desfiladeiro da Capivara
Circuito com grau médio de dificuldade. Compõem o circuito, dentre outros, os seguintes sítios: Toca Nova da Estrada, Toca da Entrada do Pajaú, Toca do Barro, Toca do Inferno, Toca da Entrada do Baixão da Vaca e Toca do Paraguaio. É um dos circuitos mais visitado devido à facilidade de acesso e por oferecer ao visitante uma mostra significativa de registros rupestres, além da caminhada no fundo do vale entre os paredões rochosos e a vista panorâmica no Sítio Toca da Entrada do Baixão da Vaca.
Esse circuito pode ser incrementado, com a disposição para fazer uma caminhada, mais longa, pelo alto da chapada para visitar o boqueirão dos Veadinhos Azuis ou, pela planície, o boqueirão do Paraguaio.

Baixão da Pedra Furada.
Circuito com diferentes graus de dificuldade, pois apresenta tanto sítios acessíveis como caminhadas para uma vista panorâmica e a subida até o Alto da Pedra Furada. Compõem o circuito, dentre outros, os seguintes sítios: Toca do Boqueirão da Pedra Furada, Toca do Sítio do Meio, Toca do Cajueiro da Pedra Furada, Toca da Fumaça, Toca do Fundo do Baixão da Pedra Furada. É o circuito mais visitado do Parque pela importância das pesquisas, pela diversidade dos registros rupestres e pelo monumento geológico da Pedra Furada. Conta com um Centro de Visitantes, local onde o turista dispõe de lanchonete, auditório, loja e toaletes.
Com a disposição para fazer uma longa caminhada na serra, pode-se passar pelos sítios do Caldeirão dos Canoas até chegar aos sítios do Caldeirão do Rodrigues.

Baixão das Mulheres
Compõe o circuito um conjunto de sítios, com destaque para os sítios Baixão das Mulheres I e II, Roça do Clóvis e Toca dos Coqueiros. No sítio Toca dos Coqueiros, foi descoberto um esqueleto humano cujo crânio apresenta características distintas das dos ameríndios. Esse importante achado está exposto no Museu do Homem Americano.

Trilha Hombu

Trata-se de um circuito com diversos graus de dificuldade. Compõem o circuito sítios pré-históricos e históricos, como: Toca da Invenção, Toca da Pedra Caída, Tocas da Ema do Sítio do Brás, Casa do Alexandre e Museu do Neto Coelho. O visitante mais aventureiro pode ainda subir por uma escada cravada em uma fenda da rocha para chegar ao topo da chapada.

Serra Branca
Circuito com baixo grau de dificuldade. Compõem o circuito, dentre outros, os sítios: Toca do Vento, Toca Extrema II, Toca do Veado, Toca do João Arsena e Toca do Pica-Pau. É um circuito de grande importância pelos registros rupestres que representam cenas de caça, de guerra e do universo simbólico dos homens pré-históricos. Continuando a caminhada chega-se à Toca do Conflito, sítio onde uma cena de luta está retratada em uma pintura.
Nesse circuito, pode-se também fazer a trilha histórica Caminho dos Maniçobeiros.

Fonte Passeios: Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM)

Fuso Horário

Horário oficial de Brasília, porém não possui horário de verão.

Documentação de viagem

 

Vacinas: consulte se há ou não obrigatoriedade de quaisquer vacinas nesta viagem.

 

O que levar

 

Dicas bem intencionadas

 

Topo da página