Introdução
Um dos menores países da América do Sul, o país deve seu nome a Linha do Equador que cruza seu território e que faz com que seu território esteja situado em ambos os hemisférios. Neste relativamente pequeno território, encontra-se uma grande variedade topográfica e climática, onde em poucas horas é possível ir da Selva Amazônica à grandes altitudes nos Andes e seguir até a Costa do Pacífico. O país conta com uma grande biodiversidade e áreas de preservação. Sua atração mais famosa é o Arquipélago de Galápagos, visitado em 1835 pelo então jovem naturalista britânico Charles Darwin. Galápagos contribuiu com fatos importantes para sua obra “A Origem das Espécies”, muitos anos antes de sua revolucionária Teoria da Evolução, depois da qual, nos atrevemos a dizer, o mundo nunca mais foi o mesmo.
O país divide-se em quatro regiões:
Costa do Pacífico: Seus 640 km de costa estão a oeste dos Andes, em zona plana, fértil e de pouca altitude. Ali estão os balneários turísticos e a maior cidade do Equador: Guayaquil.
Cordilheira dos Andes: Correspondente à parte equatoriana dos Andes, divide de norte a sul o país em duas partes. Nesta região está o pico mais alto dos Andes Equatoriais, o vulcão Chimborazo com 6310m de altitude (entre outras montanhas e vulcões de grande altitude). Sobre a cordilheira andina se assentam algumas das mais importantes cidades equatorianas: sua capital Quito, Cuenca, Ambato, Riobamba e Loja.
Oriente (Amazônia): Com duas regiões geográficas, a Alta Amazônia e a Planície Amazônica, o relevo é formado por montanhas que se originam no lado oriental dos Andes e descem até a planície.
Galápagos: Galápagos: O arquipélago situado no Oceano Pacífico, é formado por 19 ilhas maiores, 200 ilhotas e rochas, a pouco menos de 1000 km do continente.
Onde fica
No noroeste da América do Sul e sobre a linha do Equador, o que faz com que o país tenha seu território em ambos os hemisférios. Limitado a norte pela Colômbia, a leste e sul pelo Peru e a oeste pelo Oceano Pacífico. Além do Chile, é o único país da América do Sul que não faz fronteira com o Brasil.
Como Chegar
Voando para Quito, onde o transfer estará lhe esperando para levá-lo ao seu hotel.
Para visitar Galápagos, o voo será de Quito para a Baltra, onde nosso transfer estará lhe aguardando para levá-lo até o embarque no Cruzeiro Santa Cruz ou ao Hotel Finch Bay na Ilha Santa Cruz.
Dados Gerais
Nome oficial: República do Equador
Capital: Quito
Idioma Oficial: Espanhol
Moeda: dólar americano
Extensão: 256.370 Km2
População: cerca de 16,5 milhões de habitantes (2015)
Clima
Suas quatro regiões apresentam condições climáticas variadas, determinadas por sua altitude, localização e principalmente pela presença da Cordilheira dos Andes e da influência marítima.
Melhor Época
Em qualquer época do ano pode-se visitar o Equador, porém, em termos de valores e quantidade de turistas, a baixa estação é sempre mais tranquila (abril, maio, setembro e outubro).
Andes: temperatura média varia entre 12ºC a 18ºC e a estação chuvosa vai de outubro a maio. A variação de temperatura diária pode ser extrema, com dias muito quentes e noites muito frias.
Ilhas Galápagos: diretamente influenciado pela variação das águas que rodeiam as ilhas e pelo El Niño, o clima distingue-se em duas estações:
(1) Fria e seca: de Junho a Dezembro com temperaturas entre 17 e 22°C. Caracteriza-se por neblina e chuvas finas persistentes na parte alta das ilhas maiores e clima seco e frio nas partes baixas. Os ventos são mais fortes, principalmente entre Julho a Outubro. Boa época para avistar pinguins. É considerada a melhor época para mergulhos por mergulhadores experientes.
(2) Quente e úmida: de Janeiro a Maio com temperaturas entre 23ºC e 37°C. As chuvas são curtas, os ventos são mais fracos e o mar mais calmo.
Oriente (Amazônia): o clima é quente, úmido e chuvoso e a temperatura varia de 23ºC a 26°C.
Costa do Pacífico: temperatura média de 22ºC, inverno de dezembro a maio e verão de junho a dezembro. Durante os meses de janeiro a maio chove um pouco mais, porém tem dias ensolarados e chuvas ao final da tarde. É a melhor época de praia.
As informações climáticas aqui apresentadas são baseadas em informes científicos do clima predominante nesta região. Declaramos que não nos responsabilizamos por eventos climáticos desfavoráveis que venham a afetar as atividades de nossos programas.
Regiões e Atrativos
ARQIPÉLAGO DE GALÁPAGOS
Situado no Oceano Pacífico a pouco menos de 1000 Km a oeste da costa do Equador, país a que pertencem desde 1832 e ponto continental mais próximo, as ilhas foram descobertas em 1535 por Tomás de Berlanga, Bispo do Panamá, e serviram nos séculos seguintes, como base de abastecimento e reparação de barcos de piratas, bucaneiros e baleeiros.
Formadas por erupções vulcânicas a cerca de cinco milhões de anos, as ilhas são as mais ativas do mundo. O Arquipélago é formado por 19 ilhas maiores, 200 ilhotas e rochas. Todo o arquipélago tem uma extensão total de 8.010 Km² distribuídos numa área de 70.000 Km² e cerca de 97% estão dentro do Parque Nacional. O arquipélago apresenta uma biodiversidade elevada e é o habitat de uma fauna peculiar que inclui muitas espécies endêmicas como as tartarugas de Galápagos. Em 1979 a Unesco declarou as Ilhas Galápagos como Patrimônio Mundial Natural e em 1985 Reserva da Biosfera.
OS ANDES
Os Andes Equatoriais caracterizam-se por suas impressionantes altitudes que superam os 5000m, vulcões e montanhas nevadas, entre os mais importantes o Cotopaxi e o Chimborazo. A região abriga belas cidades coloniais de norte a sul, e entre suas dez províncias, estão cidades de grande importância histórica, como Quito e Cuenca, centros de artesanato como Otavalo, além de Parques Nacionais com flora e fauna riquíssimas.
QUITO
No norte do país e cercada por montanhas, a capital fundada em 1534 é a segunda cidade mais populosa do Equador e portão de entrada para quem o visita. Possui um belo centro histórico, que em 1978, foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Altitude: 2.800 m a.n.m.
População: cerca de 2 milhões de habitantes
Monumento Metade do Mundo
A 13 km ao norte de Quito está o monumento de 30m, que marca o ponto em que a linha do Equador imaginariamente divide o planeta em dois hemisférios: Norte e Sul. Entre 1736 a 1742, uma expedição francesa marcou onde estava a latitude 0º 0" 0", porém 250 anos depois, concluiu-se que o ponto correto estava a 300m ao norte de onde está o monumento, o que aliás, não era novidade para os índios.
Mercado Indígena de Otavalo
Localizado há apenas duas horas ao norte de Quito, é um grande e colorido mercado indígena. Herdeiros de uma vasta tradição, os Otavalos trabalham têxteis desde os tempos pré-incaicos. Durante a colonização eram submetidos à escravidão e sua obra foi a base da economia da XVI e XVII. Atualmente, seus produtos viajam para outras partes do mundo e são famosos por sua excelente qualidade e pela beleza de seus desenhos. Além de sua riqueza artesanal, a zona é caracterizada por uma abundância de plantações de rosas, um dos mais importantes produtos de exportação Equador.
Parque Nacional E Vulcão Cotopaxi
Localizado a apenas 2h ao sul de Quito, o vulcão pode ser visto de Quito em dias claros. É considerado o vulcão ativo mais alto do mundo, com 6005m de altitude. Esse colosso dos Andes oferece uma paisagem de singular beleza por sua perfeita forma cônica, coberto com neves eternas. No Parque Nacional Cotopaxi, um santuário ecológico de 36 mil hectares, uma oportunidade de apreciar a biodiversidade da área.
RIOBAMBA
No centro do país, a 188km ao sul de Quito e 248km a leste de Guayaquil, a capital da província de Chimborazo é uma das mais antigas cidade do Equador. A cidade foi habitada pela Nação Puruhá, antes da chegada dos espanhóis, famosos por sua arte cerâmica e a orfebreria. A próspera cidade na época da Colônia, foi completamente destruída por um terremoto em 1797 e reconstruída em 1799 no mesmo local. Em seu centro histórico é possível apreciar a arquitetura das famílias aristocráticas dos séculos XIX e XX.
Altitude: 2.754 m a.n.m.
População: cerca de 200 mil habitantes
Temperatura Média: 14°C (máximas de 23ºC)
Vulcão Chimborazo
Distante cerca de 30km de Riobamba, é o vulcão mais alto do Equador e o ponto mais alto dos Andes equatoriais com 6.310m de altitude. O vulcão está inativo.
Nariz do Diabo
O trajeto ferroviário é considerado uma das obras de engenharia mais impressionantes do mundo. O trem parte de Riobamba e desce 800m em ziguezague pelo Nariz do Diabo, uma parede de rocha muito íngreme e que por sua dificuldade e forma foi assim denominado em alusão ao demônio.
CUENCA
Fundada em 1557 por espanhóis, a bela cidade colonial de Santa Ana de los Cuatro Ríos de Cuenca é a terceira maior cidade do Equador e capital da província de Azuay. A cidade tem estilo colonial e sua história remonta à vila nativa de Cañari de Guapondeleg, conquistada mais tarde pelo inca Tomebamba. O seu centro histórico foi declarado recentemente Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Altitude: 2.583 m a.n.m.
População: cerca de 400 mil habitantes
GUAYAQUIL (COSTA)
Localizada na margem direita do rio Guayas, é a capital econômica e cidade mais populosa do país com cerca de 3 milhões de habitantes em sua área metropolitana. Atualmente Guayaquil é o porto fluvial e marítimo mais importante do país, onde chegam embarcações de todas as partes do mundo.
Fuso Horário
02 horas a menos em relação ao horário oficial de Brasília, sem considerar mudanças relacionadas ao horário de verão.
Dinheiro e a$$untos afin$
A moeda oficial é o dólar americano (desde 1999). Cartões de Crédito são bem aceitos em estabelecimentos comerciais. Evite notas de US$ 100,00, pois fora dos bancos, dificilmente são aceitas. Ao comprar ou separar dólares para sua viagem, verifique o ano e número de série e se serão aceitas em seu destino, pois em razão da frequente falsificação da moeda americana, algumas cédulas poderão ser recusadas. Cédulas antigas não são aceitas em quase nenhum país, exceto Estados Unidos.
Visto
Brasileiros não necessitam mais de visto para turismo até 90 dias.
Se seus voos tem conexão em outros países, pode haver a necessidade de visto antecipado. Se seus voos tem conexão em outros países, pode haver a necessidade de visto antecipado.
Documentação de viagem
Vacinas: consulte se há ou não obrigatoriedade de quaisquer vacinas nesta viagem.
O que levar
Dicas bem intencionadas